quarta-feira, 31 de março de 2010

Nova ponte é inaugurada em Teresina


Por: Renan Soares
A população teresinense conta com mais uma via de acesso entre as zonas norte e leste, foi inaugurada a Ponte Estaiada. A esperança que temos é que a ponte ajude a descongestionar o trânsito na capital, pois ninguém merece pegar a Frei Serafim em horários de pico, como às 18:00, por exemplo.

Acredito que a situação do trânsito irá melhorar, pois a ponte está localizada entre as pontes JK e da Primavera, que são as que possuem um maior fluxo de veículos, e também pelo fato de todo mundo adorar uma novidade, quem é que vai deixar de passar pela nova ponte?

O mais novo cartão postal de Teresina foi inaugurado digamos que numa data bastante propícia, não só pelo fato de ultimamente, o trânsito nos massacrar diariamente, mas também por estarmos em ano eleitoral, onde uma inauguração desse porte pode trazer uma boa visibilidade para um possível candidato que estiver a frente da obra.

O prefeito Silvio Mendes, por exemplo, mobilizou toda a sua equipe para a inauguração da ponte, ontem todos os holofotes estavam voltados para a Estaiada, que teve direito até show com a cantora Elba Ramalho, uma estrela da música popular brasileira.

O que não se pode negar é que o prefeito conseguiu melhorar ainda mais sua imagem perante a população teresinense, o que lhe dá mais gás para uma possível disputa pelo governo do estado nas próximas eleições. Voltando ao trânsito, espero profundamente que a ponte cumpra as expectativas, conseguindo amenizar a atual situação (caótica) em que se encontra o tráfego na capital.

terça-feira, 30 de março de 2010

O fim tardio do BBB10


Por: Veridiana Carvalho

Eis que chega mais uma vez a “grande” final do Big Brother Brasil, nesta terça-feira. Milhões de brasileiros mudaram suas rotinas e passaram a dedicar-se às últimas horas do dia ao programa. No entanto, contrariando essa multidão de pessoas, acredito que o mais famoso reality show da TV aberta brasileira já vai tarde.

O que impressiona é como um programa com tão pouco conteúdo possa está em sua décima edição e ter tanta audiência. Sabe por quê? Porque é apelativo e, infelizmente, é isso que o brasileiro gosta.

Confesso que acompanhei fielmente as outras edições do programa, também sem grande qualidade, mas essa edição superou qualquer expectativa. Sem nenhum preconceito (juro!), mas dessa vez não se falava em outra coisa dentro da Casa a não ser homossexualismo, sexo e jogo. Este último até entendo, afinal ali tudo é jogo, mas é, inacreditavelmente, a conversa que as pessoas menos suportam.

Falando em jogo, julgamos a sinceridade de cada um ali dentro, mas estamos falando de um prêmio de 1 milhão e meio de reais. Será que existem amizades sinceras, amores eternos em tão pouco tempo e com uma quantia em dinheiro tão grande em jogo? Posso estar sendo bastante radical e incrédula, mas, sinceramente não acredito.

Voltando à final do programa, que acontece hoje, com certeza a grande maioria da população brasileira estará em frente à televisão aguardando o grande resultado que irá decretar um novo milionário, tido pelo próprio Bial (apresentador do programa) como um HERÓI. Agora me digam: um individuo passa quase três meses dentro de uma casa com piscina, academia, comida e muito mais, de graça e ainda é titulado como herói. Essa é de las&*%#@. Imagina o pai de família que tem que sustentar uma família em condições precárias, tendo que oferecer comida e educação com apenas um salário mínimo? Esses sim são verdadeiros heróis.

Sem contar que muitas vezes se cria uma verdadeira torcida por certos participantes, quando na verdade nem temos certeza se o resultado é coerente. Tenho minhas dúvidas quanto à honestidade da Rede Globo e o resultado final, mas essas são duvidas que muito dificilmente iremos tirar... Enquanto isso a Globo fatura seu dinheiro e a gente se entretêm como pode - ou com o podre!

sábado, 27 de março de 2010

A Educação sobre Análise

Por: Cleyton Lustosa


Começa hoje dia 28 de março e se propaga ate o dia 1º de abril a Conferência Nacional de Educação - CONAE, que traz predente criar uma condição democrática para que todos possam se envolver no desenvolvimento da Educação.

A comissão organizadora da conferência definiu como tema da CONAE a construção de um sistema articulado de educação, um plano nacional de educação com suas diretrizes e estratégias de atuação.

A CONAE acontecerá em Brasília e toda a comissão organizadora da conferência é formada por integrantes das secretarias do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dirigentes estaduais, municipais e federais de educação, da Câmara, do Senado e de todas as entidades que diretamente ou não se envolvem com a area da educação.
Esperamos que a Educação em fim tome um rumo certo, ja que está sendo preparado todo um projeto para que isso aconteça, a proposta para educação fiscal e cidadania que visa uma abertura maior sobre o saber das capacitações e aplicações dos recursos publicos foi aprovada por 10 estados brasileiros. O que sempre se fala e ja é algo repetitório é que a educação tem que ser gratuita e de qualidade para um futuro com justiça social e fiscal, podemos lembrar tambem que a propria constituição a anos atraz ja pregava isto.
saiba mais sobre a CONAE clicando no Link abaixo:

Saudades e promessas na família Senna

Por: RAFAEL AUGUSTO

Se tivesse vivo, um dos maiores ídolos esportivos brasileiros, Ayrton Senna, teria completado 50 anos nesse mês de março. Mesmo sem estar presente entre nós um presente foi lhe dado: é que seu sobrinho Bruno Senna começou a pilotar um Fórmula 1, pela equipe Hispania, neste ano - um sonho que seu tio queria realizar.

Ayrton, certa vez, respondeu a alguns jornalistas quando perguntado se ele corria muito, respondeu: "Se vocês acham que eu corro muito, é porque vocês ainda não viram meu sobrinho". Referia-se a Bruno.

O tio tri-campeão mundial, se estivesse entre nós, ainda estaria emocionando-se com a velocidade, fosse correndo ou nos bastidores. Seriam 50 anos dedicado e respeitado aquele que foi um dos maiores pilotos que a fórmula 1 já viu . Confira algumas fotos da carreira brilhante de Ayrton e também de seu sobrinho. E o vídeo da primeira vitória de Ayrton no circuito de Estoril em Portugual.


Bruno: Promessa da família Senna



Senna sempre Campeão





"Refletindo" momentos antes da tragédia



Sem Senna não existiria Prost; e sem Prost não existiria Senna


Valeu Senna pelas grandiosas vitórias nas manhãs de domingo


Um 31, o outro 26

Por: RAFAEL AUGUSTO

Saiu na madrugada deste sábado a sentença do casal Nardoni, acusado de matar a menina Isabella, em 2008. Alexandre pegou 31 anos de cadeia e Ana Carolina Jatobá 26 anos. Depois de praticamente 6 dias a sentença foi executada. Executada de maneira insigne. A JUSTIÇA não tardou e nem falhou. O promotor Cembranelli foi firme às acusações, não deixou o semblante e gestos do casal Nardoni interferir no contexto da acusação e sentença. A justiça brasileira tem uma vitória, o que poderia ser mais ainda.
Muitos assassinatos passaram em branco, sem a justiça ter olhos detalhados e firmes contra esses criminosos. Não se pode deixar um casal que mata uma criança impune, não se pode deixar uma filha que mata os pais, fora das grades, não se pode deixar bandidos que arrastaram em um carro outra criança decompondo seu corpo em pedaços, sem receber punição severa. Todos precisam e merecem ser punido.



João Hélio: Arrastado por bandidos

Casal Nardoni: Julgados e condenados


Suzane: matou os pais para ficar com a herança

sexta-feira, 26 de março de 2010

Ex-presidiários precisam de apoio

Por Cybelle Moreira
O assunto abordado neste espaço deve gerar polêmica, críticas e opiniões contrárias.
A inclusão social pressupõe a integração ou reintegração na sociedade daqueles que, por razões diversas, encontram-se em um contexto de pouca qualidade de vida. Ela existe na prática mas depende da permissão da sociedade Dou como exemplo: o ex-presidiário.




Se a sociedade der uma chance de reintegrar o indivíduo que depois de ter cumprido sua pena e vivido o sistema de reeducação prisional (por sinal bastante precário e humilhante), nós cidadãos estaríamos dando uma chance de outras pessoas recomeçarem sem ter a necessidade de cometer novamente outros ilícitos.

Quando a sociedade dá uma nova chance a um ex-presidiário, coloca-se numa espécie de "sinuca de bico", pois ao mesmo tempo em que acredita-se que exista a possibilidade da reintegração, também há o receio de colocá-lo em nossas casas ou empresas e eles cometerem os mesmos erros; também estamos cientes que, se essa chance não é dada, existe a probabilidade maior de que esse mesmo individuo volte a cometer novos crimes.

Segundo o Instituto Ethos, a desigualdade social e a má distribuição de renda aumentam as altas taxas de delinqüência e criminalidade em nosso país. Por isso, o sistema prisional brasileiro está no limite. Tem capacidade para abrigar 299 mil presos mas acolhe, hoje, 470 mil pessoas, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional.

Quarenta e cinco por cento da população carcerária não têm o ensino fundamental completo. Este fato, agregado ao preconceito, torna a continuidade no crime a única “opção” para o ex-detento. Por isso, a taxa de reincidência criminal no país chega a 70%, uma das mais altas do mundo. Outro dado impressionante: há 550 mil mandatos de prisão a cumprir. São números que nos forçam a rever os conceitos sobre a segunda chance para o ex-presidiário, uma maneira simples de colocá-los em estatísticas bem positivas.

Motivos para ler, comer, rezar e amar.



Por: Andréia Rocha

Esse mês ganhei de presente um livro do qual já ouvi vários elogios. Você com certeza já deve ter ouvido falar e sei que muitas pessoas fogem das prateleiras de livros conhecidos. Acho que sou uma delas, nem se quer lí o Código da Vinci.

Bom, na verdade ainda estou terminando de ler, mas desde uma das primeiras páginas ‘Comer Rezar Amar’ me chamou atenção por um motivo bem pessoal.


Logo na página 10 do livro (que na verdade é a segunda), a autora fala sobre sua experiência de sorte e azar com números. Especialmente fala sobre o número 3, que como ela mesmo lembra, representa religiosamente o equilíbrio supremo. Explica que na cultura oriental, assim como o japa mala (que aqui no ocidente se tornou o famoso terço). A autora estruturou seu livro em 108 relatos, número de contas que há no mala, um perfeito múltiplo de 3). dividido em 36 historias cada parte e em 3 países do qual visitou.

No momento que li isso meu coração deu um salto de êxtase e calma. Quem me conhece não se espanta que isso logo tenha chamado minha atenção. Mas tive um outro forte motivo para o sobressalto, já que especialmente esse mês tenho estado espantada e impressionada com números. Bom e como incrível coincidência ganhei esse livro de aniversario (nasci no dia 3 do mês 3, e esse ano de 2010 cuja soma é 3, completo 21 anos cuja soma também é 3).
Deixando os números (um pouco) de lado, quero lhe dar 3 básicos motivos para ler ‘Comer rezar amar’. Primeiro: achei bem relevante a forma como a Liz Gilbert escreve. Dou um dez para quem escreve com transparência, sem máscaras, e outro 10 para escritores detalhistas.

Segundo: ela nos faz refletir bem sobre nossas escolhas e está me ajudando também na infinita busca por mim mesma. Em uma parte do livro ela afirma, numa conversa com um amigo, que cada país e pessoa deve ser descrito por uma palavra, exemplifica que Roma descreveria-se (sexo), Nápoles do sul da Itália, (briga). Então passei um bom tempo tentando encontrar que palavra me definiria e lembrei de duas palavras que quis tatuar no braço: equilíbrio e liberdade. Tenho por essas duas palavras uma grande Busca. (Tente você encontrar que palavra lhe definiria, uma forma bem simples de entrar em contato com sua verdade, com ou sem mistificações ou exagero)

E o terceiro motivo seria porque comer, rezar e amar são três coisas essenciais na nossa vida.
Comer, por ser vital para o nosso corpo. Lis descreve no livro sua busca por prazer através do paladar na sua viagem para Itália. Rezar deve ser um exercício diário pelo encontro de sua paz interior, tal qual na sua relação com o divino, até mesmo para os ateus que sem dúvida também tem fé no futuro e na vida, e também buscam alguma coisa. E através disso ‘honrar a divindade que existe em si.’ Amar porque deve ser uma busca e um encontro, e como diz uma frase que li e muito estimo ‘Amor é nosso estado natural quando não optamos pela dor, pelo medo ou pela culpa. E porque ler deve ser um exercício diário para comunicar-se com o mundo externo (ou interno), um exercício que pode te levar a conhecer pessoas, mundos, dores, opiniões, fatos, países, tendo apenas palavras em mãos.
Enfim, e como Lis me fez pensar: que nada disso seja em vão.

Ladies And Gentleman... Leite Gaga!

Por: Weligton Benário


Não querendo ser figurinha repetida e falar dela mais uma vez, apesar que toda artista quer estar na mídia, então voltaremos a falar de Lady Gaga mesmo que de forma indireta.


Minha conversa hoje é um lance mais tupiniquim, é mais para "abrasileirar" o inconfundível e o nunca igualado Mundo Gaga. Explicando melhor, ela é ela, galera! Não a colocando como um ser único, qualquer um pode copiá-la, mas como nossa queridíssima Claudia Leitte fez... Não!


O show da Claudinha está chegando em Teresina, trazendo um festa intitulada de "Máscaras Fest'. No mínimo o titulo sugere uma falta de criatividade que não tem nada a ver (pra mim) com a realidade do axé music – aceito discordâncias!


Acontece que recentemente li em um site de notícias que Claudia Leitte, ou melhor, Leitte Gaga, como vi em um texto por ai, viajou com a família a fim de masterizar seu novo disco e aperfeiçoar o inglês.


Leitte Gaga voltou com um dialeto igual à de uma ex-bbb (nem lembro o nome da coitada) ao “embromar” iarnuou do finado Michael Jackson. Confira um clipe de "Leitte Gaga" - http://www.youtube.com/watch?v=2p4HaRwp6yk


Peço desculpas aos fãs da cantora, mas a versão ficou fo#%@ e não tem como não parar de rir. Além do mais ela erra no refrão, o que faz o vídeo ficar pior do que já estava. Enfim, volto a dizer que o show tá chegando e a galera de Teresina vai poder conferir a performance ao vivo.


Enjoy Leitte Gaga, enjoy galera de Teresina!
Benário

O Que Lady Gaga Tem de Mais?

Welington Benário



Após as expectativas da nova produção de Lady Gaga, o clipe intitulado de "Telephone", com a participação de Beyoncé, não me contive em escreve sobre.

Confesso que nunca prestei muita atenção na moça, e que pra mim ela não passava de mais um produto da música americana para alimentar e alienar as carências deixadas por Madonna. Ressalto também que a música pop nunca foi meu estilo favorito. Sempre gostei do que ninguém escuta, sempre estive atrás dos novos estilos e novas bandas, daí que surge meu prazer por “Indy Music”, no bom e velho português, músicas independentes, que acabaram de sair dos laboratórios de mentes mais esforçadas, a fim de ganhar seu espaço.


Bom, mas o que Gaga tem de mais? Com aquela mistura de travesti em noite de Halooween com Marily Manson (que já é uma drag queen) chamou não só minha atenção, mas a de mais de 800.000 internautas em todo o mundo que acessaram em menos de 30 minutos sua nova empreitada com cara de curta e com duração de mais ou menos 9 minutos.

Tenho que dar meu braço a torcer. Gaga possui o que nem de longe Cindy Lauper conseguiu nos anos 80. A extravagância de uma verdadeira mulher, uma (das várias) personalidades de um gay e, sabe-se lá, a ferramenta principal de um homem (?!).

Gaga possui também por si só tudo o que a indústria da mídia passa anos fabricando em seus produtos com validade determinada. É um misto de presença teatral, isso mesmo, você chora e ri vendo seus figurinos de "mamãe perdi a noção". Possui e lança moda e tem letras grudentas que faz sua rádio-cabeça* não parar de tocar refrões toscos e cheios de malícias.

Ah, para não esquecer, o vídeo que, além da espetacular Beyoncé, conta também com a participação do ator de "Velozes e Furiosos II", Tyrese Gibson, e é a continuação do clipe "Paparazzi", quarto single de grande sucesso do primeiro cd da cantora, "The Fame". O vídeo está recheado de momentos estranhos e sem nexo e com Gaga na maioria das vezes, mesmo que de longe, me lembrando Madonna no auge dos anos 80 e Amy Winehouse com seus olhos inconfundíveis.

Outras avaliações de "Telephone" merecem mais análises e mais ainda paciência para assistir tal sucesso. O que não se pode deixar de contar é que Gaga possui realmente esperteza e criatividade, coisas que parecem não secar em sua fonte.

Ah, quanto ao “te te te te te te telephone” que não sai de sua cabeça, tenta cantar alto que você acaba esquecendo.
Video Lady Gaga & Beyoncé - Telephone : http://www.youtube.com/watch?v=EVBsypHzF3U

* Rádio-cabeça é aquela estação de rádio que transmite repetidas vezes uma mesma música dentro de nossa própria cabeça, e que só a gente mesmo ouve. Músicas que não pedimos para ouvir e nem podemos evitar. Denominação de rádio-cabeça tirado do Blog de Bruno Medina postado em 29 de maio de 2007.
Benário

quarta-feira, 24 de março de 2010

Anamara é a 12ª eliminada do BBB 10

Por: Renan Soares

Com 57% dos votos a baiana deixou a disputa pelo prêmio de 1,5 milhão de reais. A eliminação de Anamara, na noite de ontem, surpreendeu tanto os brothers como o público, que acreditavam na saída de Lia, apontada nas pesquisas como a favorita a deixar o programa.

Lia e Anamara haviam se desentendido, e o clima na casa não era o mais agradável. O confinamento e as afinidades deixaram a casa dividida em dois grupos, de um lado: Anamara, Dicesar e Fernanda e de outro : Dourado, Lia e Cadu.

Após a eliminação da ex sister, Dicesar e Dourado iniciaram uma discussão, quando Dicesar afirmou que o Brasil irá calar a boca de Dourado.

Clique e assista: http://www.youtube.com/watch?v=0nYf728G_-s

terça-feira, 23 de março de 2010

A crença em São José

Por: Veridiana Carvalho

A expressão do piauiense voltou a melhorar depois que as chuvas resolveram cair. Após alguns meses de calor intenso, sem nenhuma previsão de chuva, a nossa gente já estava desesperada, sem entender como poderia um inverno sem chuva?

Mas o piauiense é um povo de fé, que mesmo sem motivos, acreditam. A crença dos mais velhos afirmava: “Se não chover no dia de São José (19/03), o inverno é perdido, não chove mais”. E não é que a chuva chegou? A tão esperada chuva de inverno, tudo bem que já quase no fim, mas o que realmente importa é que demorou, mas chegou. Para os infiéis foi mera coincidência, para os religiosos e devotos do santo foi quase um milagre.

O Santo é Esposo da Virgem Maria e padrasto de Jesus e é descrito com um homem justo, por isso tanta devoção a ele. A crença é antiga e vem sendo passada de geração a geração. Os agricultores de hoje em dia ainda apostam na crença popular que se chover em dia de São José o inverno garante a fartura.

Um dia antes de São José a chuva já dava indícios que iria cair, as crenças só aumentavam. Exatamente no dia de Santo o cenário mudou radicalmente, o sol escaldante foi trocado por nuvens cinza e carregadas que deixaram o dia mais lento e monótono, porém muito mais agradável.

É fato que a colheita já está quase toda perdida, mas pelo menos as chuvas renovaram as esperanças dos agricultores, pois alem das plantações tem os animais que precisam da chuva para sobreviver. Mas não foram só os agricultores que ficaram felizes com a mudança no clima, a alegria foi geral, a baixa umidade do ar e o calor insuportável estavam preocupando e tirando o sono de todos, literalmente.

As únicas dificuldades agora é desviar dos buracos causados pelas chuvas e que causa um pequeno caos no transito e torcer para que as enchentes não atinjam o nosso Estado novamente.
Mas fazer o quê? Se essa é a saga do povo nordestino.

segunda-feira, 22 de março de 2010

SÓ PRA CONTRARIAR



Por: Harlen Ronald

Por todo o Brasil existem lojas que não sao conveniadas com o SPC (
Sistema de Proteção ao Crédito).
Segundo o secretário executivo da Câmara de Derigentes Lojistas do Piauí (CDL - PI), Antonio Adala Carnib (foto), o convênio com o SPC é uma decisão da empresa, mas, os lojistas não filiados podem sofrer prejuízos econômicos, já que serão obrigados a utilizar o crediário ou realizar vendas arriscadas no cheque.

O medo de sofrer prejuízos com as vendas realizadas sem consulta ao SPC faz com que muitas lojas adotem medidas que desrespeitam os direitos do consumidor, fato que ocorre com muita freqüencia na cidade de Pedreiras, no Maranhão.

Algumas lojas desta cidade obrigam os clientes inadimplentes a devolver os produtos, como é o caso de Solange Silva, que recebeu em casa os funcionarios de uma loja onde havia comprado uma máquina fotográfica e teve que entregar de volta o objeto.


A mesma coisa aconteceu com Leiane Xavier. Ao atrasar as prestações do seu guarda-roupas, a dona-de-casa recebeu os funcionários, que, ao notar que o móvel não passava pela porta da frente, desistiram. Mas, voltaram no dia seguinte, desmontaram e levaram o guarda-roupas.


A loja justifica sua atitude, afirmando que, ao levar de volta os produtos, está impedindo que o nome do cliente seja registrado no SPC.

No entanto, a funcionária do PROCON - PI (órgão de proteção aos direitos do consumidor), Sheila Albuquerque, esclarece que a autorização para retirar os bens de qualquer domicilio só pode ser concedida pela Justiça. Ela afirma que "por medo, os clientes devolvem os bens".

A funcionária afirma que, nesses casos, o cliente pode recorrer à Justiça, que poderá penalizar a empresa por coação, ou, se for o caso, por uso de violência.

No caso de cidades pequenas, como Pedreiras, o cliente pode se dirigir ao promotor púbilico, que poderá interpretar o problema não só como relação de consume, mas também como dano público.


OS PAPÉIS DA LISTA DO SPC

Sheila Albuquerque explica ainda que as empresas podem utilizar o SPC, mas, para isso, precisam ser conveniadas com o órgão.

O processo de filiação ao SPC se inicia quando
a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) envia agentes às empresas que não são conveniadas. Esses agentes têm o papel de mostrar os serviços oferecidos pelo órgão de proteção ao crédito e os procedimentos que a empresa precisa seguir para se filiar.

Caso a empresa aceite ser conveniada ao SPC, receberá treinamentos oferecidos pela própria CDL, para que possa utilizar os serviços oferecidos pelo órgão.


Segundo Antonio Carnib, da CDL, as empresas filiadas ao SPC devem pagar uma taxa de inscrição, uma mensalidade e mais uma taxa para cada serviço que deseja utilizar. “O SPC é um banco de dados que reúne informações importantes sobre os consumidores. Estas informações são valiosas para as empresas”, afirma o secretário.


“O SPC é um órgão que veio a facilitar a vida do pequeno consumidor. Pessoas que não possuem conta bancária ou cartão de crédito podem realizar suas compras a prazo de forma simples, se o seu nome não estiver incluso no banco de dados do órgão. Há algum tempo, isso não era possível”,
esclare Carnib.

sábado, 20 de março de 2010

O JORNALISMO NA ERA DIGITAL.

Por: Harlen Ronald

O web-repórter Fábio Lima, do Cidadeverde.com defende que "o repórter online não tem pauta. Ele tem todas as pautas do mundo”



BA
TE-PAPO JORNALÍSTICO

Enquanto algumas profissões seguem à risca o ditado que diz que a pressa é inimiga da perfeição”, o jornalismo digital busca unir estes dois conceitos, atuando de forma rápida e objetiva e, ao mesmo tempo, verificando com cuidado os fatos, a fim de fornecer noticias de qualidade.
Em um bate-papo papo com os estudantes do 6º período de Jornalismo da Faculdade Ceut, o repórter Fábio Lima. do portal Cidadeverde.com, fala sobre sua história de mais de sete anos na profissão jornalística, passando por jornais impressos e pelos portais teresinenses, e revela uma visão construtiva acerca do papel e do modo de atuação do jornalismo online na atualidade.
PROFISSÃO REPÓRTER
Uma das diferenças apontadas entre o jornalismo digital e as demais áreas da comunicação é que, segundo Fábio, “o repórter online não tem pauta. Ele tem todas as pautas do mundo”, por isso, é comum, para este tipo de profissional receber, durante a madrugada, ligações de suas fontes, avisando sobre crimes ou acidentes de trânsito, fatos que podem e precisam ser noticiados.
Ao acordar, Fábio verifica todos os e-mails e ligações perdidas, em busca de uma possível sugestão de pauta.
A equipe com que Fábio Lima trabalha interage com o núcleo televisivo da empresa. Existem casos em que os repórteres online apuram as notícias veiculadas pelo jornal, o que torna ainda mais intenso o ritmo de trabalho na redação, ao ponto de os entrevistados ficarem surpresos.
“Muitas vezes, precisamos interromper a conversa e fazer com que os entrevistados retomem o assunto principal, para que não haja rodeios”, afirma Fábio.
O FLASH NA WEB.

No jornalismo digital, a pressa é elemento inerente e o repórter precisa usar estratégias que permitam a construção da matéria na hora em que o fato está acontecendo. O flash, por exemplo, ainda hoje é uma ferramenta muito usada no rádio e na televisão. Quando é preciso noticiar um fato em tempo real, o repórter que presencia o fato liga para o estúdio e faz uma transmissão ao vivo. Atualmente, os jornais online também utilizam este recurso. A equipe do portal em que Fábio atua consegue produzir boas matérias, utilizando o flash, mas o jornalista afirma que isso só acontece graças ao entrosamento que os repórteres conseguiram durante os três anos de trabalho em conjunto.


Quando não é preciso fazer um flash, o repórter constrói a noticia durante a ocorrência do fato. A intensidade da rotina produtiva fez com que Fábio se acostumasse a produzir matérias em tempo real, acelerando o processo de publicação.
No entanto, na tentativa de produzir o mais rápido possível, o jornalista online, comete erros que vão desde a ortografia até a apuração de fatos e fontes. Nesses casos, é necessário refazer a matéria e informar ao público quais foram esses erros.
CONTROL C, CONTROL V
O uso da clipagem na construção das matérias online (o famoso “control c, control v”) ainda é muito comum, pelo menos nos portais teresinenses. Fábio relata que, principalmente no meio político, existem pessoas que tentam “plantar noticias”.
Nessas horas, é necessário apurar os fatos e consultar fontes seguras, pois, se o repórter não procura obter a certeza do que está publicando, acaba produzindo notícias fantasiosas.
DE VOLTA AOS IMPRESSOS?
“Só se fosse para trabalhar como colunista”. Fábio diz que não encontrou no jornal impresso a possibilidade de usar todo o seu potencial jornalístico, pois o espaço que o meio oferece é pequeno, comparado ao volume de informações que o jornalista queria publicar. Além disso, o repórter de impresso precisa entregar as matérias antes que o jornal comece a ser confeccionado, enquanto o meio digital nunca fecha suas editorias.
Na opinião de Fabio Lima, os jornais impressos piauienses precisam se reformular e aproveitar a existência dos novos meios de comunicação. Há pautas que, exceto casos raros, não são bem aproveitadas pelos jornalistas online, principalmente por causa do ritmo acelerado das redações dos portais.
“Essa lacuna precisa ser preenchida pelos jornalistas de impressos. Eles têm que dirigir sua produção ao público que gosta de ler bons textos”, diz o jornalista.


quinta-feira, 11 de março de 2010

Jornalismo online

A informação em 1ª mão

Postagem de teste

Este é o blog dos alunos da disciplina Jornalismo Online, ministrada no 6º período do curso de Comunicação Social do Ceut.