terça-feira, 23 de março de 2010

A crença em São José

Por: Veridiana Carvalho

A expressão do piauiense voltou a melhorar depois que as chuvas resolveram cair. Após alguns meses de calor intenso, sem nenhuma previsão de chuva, a nossa gente já estava desesperada, sem entender como poderia um inverno sem chuva?

Mas o piauiense é um povo de fé, que mesmo sem motivos, acreditam. A crença dos mais velhos afirmava: “Se não chover no dia de São José (19/03), o inverno é perdido, não chove mais”. E não é que a chuva chegou? A tão esperada chuva de inverno, tudo bem que já quase no fim, mas o que realmente importa é que demorou, mas chegou. Para os infiéis foi mera coincidência, para os religiosos e devotos do santo foi quase um milagre.

O Santo é Esposo da Virgem Maria e padrasto de Jesus e é descrito com um homem justo, por isso tanta devoção a ele. A crença é antiga e vem sendo passada de geração a geração. Os agricultores de hoje em dia ainda apostam na crença popular que se chover em dia de São José o inverno garante a fartura.

Um dia antes de São José a chuva já dava indícios que iria cair, as crenças só aumentavam. Exatamente no dia de Santo o cenário mudou radicalmente, o sol escaldante foi trocado por nuvens cinza e carregadas que deixaram o dia mais lento e monótono, porém muito mais agradável.

É fato que a colheita já está quase toda perdida, mas pelo menos as chuvas renovaram as esperanças dos agricultores, pois alem das plantações tem os animais que precisam da chuva para sobreviver. Mas não foram só os agricultores que ficaram felizes com a mudança no clima, a alegria foi geral, a baixa umidade do ar e o calor insuportável estavam preocupando e tirando o sono de todos, literalmente.

As únicas dificuldades agora é desviar dos buracos causados pelas chuvas e que causa um pequeno caos no transito e torcer para que as enchentes não atinjam o nosso Estado novamente.
Mas fazer o quê? Se essa é a saga do povo nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário