quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fotografia atual muda paradigmas



Por Dileane Campos/ Foto: Google


Quando falamos em fotografia, o que nos vem à mente primeiramente? Se você pensou nisso, pode ter certeza que é mais um dos milhões de brasileiros que, ao tirar uma foto, por mais mal tirada que seja, nutre o seguinte pensamento: “Vou colocar no Orkut”. Fotografar virou sinônimo de brincadeira. A acessibilidade do recurso ficou muito mais fácil do que há 20 anos, quando fotógrafos profissionais tinham e sabiam usar uma máquina fotográfica. Não existe mais isso na nossa realidade.

A fotografia atual tem proporcionado uma mudança de comportamento, porque a partir do momento em que é a máquina é direcionada para alguém ou algum objeto, ali é mostrado a forma como as coisas são vistas para aquele indivíduo. As pessoas não precisam enxergar o mundo através dos olhos de um fotógrafo profissional, como nos moldes de antigamente. Somos nós os construtores da história. Passamos a ser participantes. Mesmo que seja para registrar o aniversário do seu filho de um ano, ou uma apresentação de final de ano na escola... Seja lá o que for, o click feito por leigos tem uma história.

Vejo que as redes sociais, pra quem sabe usá-las corretamente, tem uma importância para esse tipo de trabalho. Lembro de uma matéria em que havia um mendigo chinês perambulando pelas ruas de Pequim e o seu estilo deixou uma pessoa curiosa com o seu modo de ser. Então, a pessoa registrou, com sua máquina, várias fotos e postou na internet. Resumindo o fato, o estilo do mendigo foi visto por todo o mundo, estilistas famosos o copiaram para um desfile, claro que bem melhor que o dele e a vida desse cidadão não é mais a mesma.

O questionamento fica: Há 20 anos atrás um caso desses aconteceria, ainda mais com a ajuda da internet? Não, de forma alguma. A tecnologia tem suas falhas, mas sabemos o quanto ela pode nos favorecer. A fotografia é a conseqüência disso. Uma máquina fotográfica na hora certa e no lugar certo pode tornar um mendigo em um ser humano novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário