quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ALERTA: o lanchinho que pode custar sua saúde

Por Nayara Nadja / 6° período de Jornalismo

Sorvetes, salgados, refrigerantes, batatas fritas, os tão práticos fast foods, estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Seja pela comodidade, ou simplesmente, pelos seus deliciosos sabores. Com a correria do dia a dia - e das Festas de fim de ano - deixamos de lado a saúde, nos permitimos o excesso de tudo e nos preocupamos com o que seja mais rápido e prático.

Muitas pessoas acreditam que comida saudável é luxo e usa a falta de tempo como desculpa para abrir mão das suas refeições diárias. Comer um inocente lanchinho na lanchonete mais próxima, sem querer saber se essa troca de refeição por um alimento extremamente calórico, vai fazer mal à sua saúde.

O que ninguém se preocupa de imediato são as conseqüências que esses alimentos podem trazer para as nossas vidas. O número de crianças obesas no Brasil cresce a cada dia, por conta da má alimentação e da falta de atividade física.

O excesso de peso não é a única conseqüência dessa vida sedentária. Uma pessoa obesa pode desenvolver uma série de doenças como trombose, hipertensão, colesterol alto e até diabetes, muito embora, muitas pessoas achem que essa doença só seja desenvolvida por fatores genéticos, mas quanto maior o seu peso mais chances você tem de desenvolver diabetes tipo 2.

Diante de todas essas conseqüências, não seria bem mais prático gastarmos um pouquinho a mais do nosso tempo e do nosso dinheiro investindo em uma dieta saudável, em atividade física? O que, para nós hoje é praticidade, amanhã pode se tornar um enorme problema. Toda essa má alimentação e esse sedentarismo vão refletir de forma direta em nossas vidas.

Por isso não deixe que a correria do dia a dia influencie na sua saúde. Informe-se, procure um profissional nutricionista, siga uma dieta e, sempre que possível, pratique qualquer atividade física. Todo dia é dia de cuidar da saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário