quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

De dentro do armário à liberdade


Por Aracy Fortes/ Imagem: Google



“Antigamente, o homossexualismo era proibido no Brasil, depois passou a ser tolerado. Hoje é visto como coisa normal. Eu vou-me embora antes que passe a ser obrigatório”. Arnaldo Jabor. Afirmações como essa, proferida pelo jornalista Arnaldo Jabor, ainda são lugar-comum no seio da sociedade brasileira.

A homossexualidade deixou de ser tabu para ganhar aceitação nas rua, no trabalho, na escola, ou até mesmo em casa. Mesmo com o preconceito, o medo de “se revelar” parece ter diminuído ao longo do tempo. A sociedade passou a compreender o universo homossexual sob outra ótica, e a lei, lentamente, assegura os direitos dos casais que optam pela convivênvia com o mesmo sexo.

A luta contra a discriminação é uma busca incessante pela inclusão na sociedade. Nos últimos anos, a Parada Gay de São Paulo tem reunido mais de três milhões de pessoas, vindas de todas as partes do mundo, com o objetivo de expandir ideais reivindicando assim, seus direitos.

A mídia tem mostrado muitos casos de artistas que resolveram “sair do armário”, como o cantor Ricky Martin, que revelou durante anos sentir medo de mostrar quem era de verdade. Sentimento compartilhado pelo cantor baiano Netinho, que em entrevista ao Fantástico, declarou passar por uma grande transformação ao se descobrir homoafetivo.

Saber lidar com o preconceito é motivo de vitória para os homossexuais, pois revelar sua opção pelo mesmo sexo, ainda gera nas pessoas medo de rejeição, e fica distante dos nossos olhos a igualdade no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário