terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um celeiro digital de grandes idéias


Desde a primeira vez que o homem estabeleceu contato com outro de sua espécie, ele vem se aperfeiçoando na arte de se comunicar e de estreitar laços . Ao longo dos anos a idéia de trazer a realidade das ruas para o mundo virtual gerou a ascensão das redes sociais, que , em comparação, assim como cidades, possuem seus bairros (comunidades) e casas (perfis).


Para o designer pernambucano Fernando Fernandes, as redes sociais são indispensáveis não só como forma de contato com amigos, mas como uma maneira mas eficaz de contactar seus clientes e de obter novas referências para seu trabalho criativo.

No Piauí percebe-se que pouco está sendo investido em redes sociais, mas há excessões: o site Os Mosqueteiros que promove a compra coletiva e virtual, um nicho de mercado totalmente ainda inexplorado na cidade. Segundo Hildwone Lima, um dos sócios do site, o público de Teresina está começando a se adaptar com a evolução dessa área e aprendendo a utilizar das facilidades que ela oferece, como rapidez e comodidade.

A exemplo do Orkut – rede social mais utilizada no Brasil - várias redes sociais foram criadas fazendo assim a internet um meio super comercial e uma boa vitrine pra quem buscava visibilidade para sua empresa. Apostando nisso, o meio publicitário começou a fazer uso das redes também para obter seus objetivos. Veja o exemplo de Ian Black e Mauro Silva. Eles são os criadores do "Projeto Mil Casmurros "que tinha o objetivo de divulgar a minissérie "Capitu", exibida há alguns anos pela TV Globo.

Cientes que o público jovem estava afastado da tv e vidrado no computador com o boom das redes sociais, eles desenvolveram a primeira rede social de leitura coletiva, - o "Projeto Mil Casmurros, - que dividiu a obra de Machado de Assis em mil partes e fazendo assim com que seu objetivo fosse alcançado, pois a minissérie foi assistida por cerca de 33 milhões de expectadores e o projeto foi premiado com o Leão de Ouro em Cannes, o maior prêmio para a publicidade no mundo.

E são exemplos como esses que devem povoar a cabeça dos jovens que fazem uso das redes sociais. Elas sim, podem se tornar um meio de vida assim como se tornou para os jovens publicitários Black e Silva que provaram que uma idéia na cabeça, criatividade e uma rede social podem mudar vidas.

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