terça-feira, 16 de novembro de 2010

Política no Piauí é tema de discussão na III Semana



Por Mara Vanessa/ Foto: Lara Pontes

A III Semana de Comunicação do CEUT fortaleceu a tradicional rodada de oficinas, grupos de discussão e mini-cursos oferecidos pelo evento, disponibilizando aos participantes uma lista diversificada de temas que circulam pela teoria e prática. Este ano, a edição contou com a presença do jornalista Rômulo Maia, um dos nomes mais promissores da nova safra de profissionais.

Rômulo tem 25 anos, é formado pela Universidade Estadual do Piauí e atua na área há cinco anos, cobrindo o cenário político do estado. Atualmente, ele trabalha no Portal AZ, carregando no currículo passagens pelo Portal Acesse Piauí, Secretária de Fazenda – Piauí (Ascom) e Secretária de Administração do Estado do Piauí (Ascom). O jornalista foi mediador do grupo de discussão “Política no Piauí”, que ocorreu no último dia 10, das 17:00 às 19:00 horas, na faculdade CEUT.

Durante o debate, foram discutidas questões acerca do formato do jornalismo político piauiense, influência da formação acadêmica no campo profissional, perfil do jornalista que atua na área política do estado, assim como as principais dificuldades e desafios enfrentados pelo profissional da informação. “Infelizmente, ainda vivemos sob a égide do jornalismo declaratório, fundamentando pela especulação, sem argumentos e autonomia”, revela Rômulo Maia. O jornalista também afirma que é comum na imprensa piauiense uma atuação tímida e “resguardada”, quando o assunto versa sobre apurações e críticas contundentes ao sistema político vigente.

“A maioria dos nossos profissionais prefere optar pelo caminho mais fácil, do apadrinhamento e troca de favores. Com essa postura, o trabalho fica comprometido, sem a imparcialidade, compromisso e responsabilidade que a profissão clama. Os jornalistas devem estar plenamente cientes de que o nosso poder é o de informar, e o nosso compromisso é com o leitor”, diz Maia.


“Estamos imersos em limitação, preguiça e imaturidade”

Ainda segundo o repórter, o perfil do jornalismo político piauiense não é dos mais animadores, pois “estamos imersos em limitação, preguiça e imaturidade. O jornalista de hoje prefere usar o telefone a marcar presença, encarar o entrevistado. A apuração fica comprometida pela rotina industrial, e, como se já não bastasse, a formação acadêmica dos profissionais ainda deixa a desejar, inserindo no mercado pessoas inexperientes”, argumenta.

Ao final, Rômulo Maia rebateu a diferença entre Jornalismo Analítico e Jornalismo Opinativo, sendo o primeiro voltado para a análise de um fato, entendendo contexto e personagem, e o segundo direcionado para a emissão de um juízo de valor. A discussão foi encerrada e ovacionada pelos presentes, que demonstraram entusiasmo pelo tema, como é o caso da estudante Auristelânia Mesquita, do 6° período de Jornalismo. “Rômulo Maia provou não ser apenas um profissional que cumpre seu papel, mas sim um formador de opinião sério e responsável. Apesar da pouca idade, me surpreendi com o comprometimento deste rapaz e, sem medo, afirmo que foi uma das grandes sugestões da Semana de Comunicação”, pontua a estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário