sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ética profissional é pauta na III semana de comunicação

Por Leonardo Freitas

As professoras Cristiane Portela e Clarissa Carvalho foram as responsáveis por conduzir um importante debate durante a III edição da Semana de Comunicação. As profissionais abordaram a importância da ética na comunicação, tema bastante discutido no âmbito teórico, mas com pouca efetividade em seu sentido prático.

Na ocasião, os alunos debateram o conceito de ética dentro do universo do jornalismo, propondo reflexões e utilizando-se de exemplos práticos para argumentação.

A relação entre ética pessoal e ética jornalística foi ressaltada durante o debate. Dentro dessa relação, as profissionais retomaram o aforisma do conceituado jornalista Cláudio Abramo, falecido em 1987, o qual registra na obra A Regra do Jogo: “No jornalismo, o limite entre o profissional como cidadão e como trabalhador é o mesmo que existe em qualquer outra profissão. O jornalista não tem ética própria, ética do jornalista é a ética do cidadão. O que é ruim para o cidadão é ruim para o jornalista."


“Ética é fundamental em qualquer profissão”

Para a professora Ms. Cristiane Portela, a ética está em todos os aspectos do fazer jornalístico, desde a escolha das pautas e fontes, até o ato de priorizar a objetividade e imparcialidade em todo o processo.

Segundo a professora, para um jornalista se tornar um profissional ético, a responsabilidade deve vir em primeiro lugar, onde atenção deve estar voltada para o interesse público. “Se o jornalista é uma pessoa que segue esses parâmetros, ele tem tudo pra ser um bom profissional”, afirma.
Para Raquel Macedo, estudante do quarto período do curso de Jornalismo, a ética é fundamental não só na comunicação, mas em qualquer área profissional, pois segue valores e princípios que, de alguma forma, nos faz ter consciência das nossas atitudes.

Sobre a avaliação do grupo de discussão, Raquel pontuou como positivo: “O GD foi ótimo, não deixou nada a desejar. O debate desse tipo de temática só vem a enriquecer estudantes e profissionais da área, pois cabe ao jornalista o dever de cobrar e buscar transformar sua própria ética, a de seus colegas, proporcionando um trabalho de qualidade para a sociedade”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário