quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Oficina sobre blog movimenta evento de comunicação



Por Ranielly Cristine

Como fazer um BLOG? Esse foi o tema de uma das oficinas oferecidas pela III Semana da Comunicação, evento sediado na Faculdade CEUT. Para iniciar, é interessante conhecer a história dessa nova e dinâmica ferramenta de comunicação.

O Blog surgiu em 1994, quando ainda não era difundido um conhecimento profundo do uso e manuseio da Internet. O termo Blog vem da palavra WEBLOG, que foi conhecida em dezembro de 1997 por John Bager. Na abreviação, registrou-se BLOG e BLOGGER, termo cunhado para às pessoas que editam o BLOG. A popularização do termo se deu em 1999 e, em 2002, não deixou de ser algo em destaque da Internet. Mas afinal o que vem a ser um BLOG?

Os blogs são uma das formas de publicação da web 2.0 e que, com o passar dos anos, sua aplicação e definição foi se desenvolvendo para outros campos, tais como notícias, opiniões, entre outros. São esses tipos de publicações que os jovens se divertem, pois possibilita outro meio de comunicação com outras pessoas. São descritos ali fatos de ordem seqüencial caracterizado por várias temáticas que abordam a atualidade.

De forma, em sala de aula, a professora Babra Rio Lima, responsável pela oficina, mostrou o quanto o Blog faz parte de sua vida, indicando a importância do entendimento do seu manuseio: "Gosto de Blog desde os meus 11 anos, porque eu era apaixonada por uma banda em que todos tinham um Blog”, afirma Babra. Ela advertiu ainda que para se ter um espaço virtual desse tipo, de compartilhamento e troca de ideias e opiniões, é necessário seguir vários passos até que esteja pronto para postagens.

Tudo depende do que escolher e da sua flexibilidade. O Blog pode ser criado conforme cada pessoa, tanto em design como no layout, ajustes, etc. Um dos principais critérios para criar uma conta de Blog é necessário fazer uma conta, principalmente do Gmail. Em seguida, aprender a usar o site do Blogspot. É preciso também dar um nome e aceitar as condições de uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário