quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Esporte piauiense precisa de projetos de marketing


Alunos participam do minicurso de marketing esportivo



Por Thiago Mendes e Caroline Sayra

Os mini-cursos são uma boa novidade da III Semana de Comunicação do Ceut. Os temas são os mais diversos. Entre eles está o marketing esportivo, cujas aulas estão sendo ministradas pelo empresário e professor Alexandre Mazzo.

Formado em publicidade e propaganda, pós-graduado em jornalismo esportivo e marketing esportivo em São Paulo, Mazzo esclarece que “o marketing esportivo é uma ferramenta de comunicação que utiliza o esporte como produto para divulgar a marca de uma empresa”.


Trabalhando no Piauí, ele aponta que no estado “não existe marketing no esporte”. “A idéia deste mini-curso é levantar o tema para (tentar) desenvolver (o segmento), porque aqui se desconhece teoria e prática, então, a idéia é (fazer) aparecer gente com interesse na área para criar projetos”.

Alexandre Mazzo revela que o marketing esportivo cresce 18% ao ano no Brasil. No Piauí, ainda não há nenhum projeto para eventos futuros. O mini-curso pretende discutir questões sobre como o esporte piauiense chegou à estagnação, o que fazer para melhorar essa situação.

“A III Semana de Comunicação do Ceut abre espaço para que cada um desenvolva sua área de interesse. Seria bom repetirmos mais vezes a semana porque pode dar um pontapé para a iniciativa da Academia para o mercado de trabalho”, finalizou o professor Mazzo, que atualmente coordena a Pós-Graduação em Jornalismo Esportivo e Marketing do Esporte pelo CEUT.


De olho no consumidor de esporte

Milton Buzar é estudante de Publicidade e Propaganda da Faculdade CEUT. O motivo pelo escolheu o mini-curso de marketing esportivo foi a forte simpatia pelo assunto de marketing. O universitário pretende, com as aulas, encontrar uma maneira de despertar a necessidade do consumidor de esporte. "Você tem que satisfazer essas necessidades do marketing esportivo. Isso significa ter uma paixão pelo esporte, pela nossa seleção e pelo nosso eterno ídolo Airton Senna".

“Infelizmente não vejo ninguém que trabalhe na área do marketing esportivo no Piauí. Vejo também o fraco desempenho, principalmente no futebol: a gente não tem um representante do Piauí no campeonato brasileiro. O que se tem é uma falta de planejamento. O marketing no Piauí não é bem administrado. É essencial que a gente possa passar adiante o que a gente aprendeu no mini-curso”, constata Milton.

Foto: Caroline Sayra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário