segunda-feira, 8 de novembro de 2010

De meros receptores a produtores de conteúdo

Décadas atrás Andy Warhol já dizia: "No futuro, todos terão os seus 15 minutos de fama". Com essa frase, o artista parecia prever as profundas transformações que a internet trouxe ao processo de comunicação.

Se antes estávamos submetidos ao papel de meros receptores de monopólios de comunicação, agora a internet nos garante a possibilidade de produzir nosso próprio conteúdo. E o melhor: esse conteúdo pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer parte do planeta - tal possibilidade configura a internet como uma rede inclusiva e responsável pela cultura livre.

Além disso, a internet provocou uma verdadeira fuga de telespectadores. Atraídas pela livre circulação de notícias e pelo livre-arbítrio na escolha de conteúdos, muitas pessoas optam por se informar exclusivamente através da internet, sobretudo os jovens.

Diante desse cenário, a televisão adotou a tática do "se você não pode vencer um inimigo, alie-se a ele", ou seja, atualmente as emissoras procuram assimilar os conteúdos provenientes da rede, além de disponibilizar o seu próprio conteúdo na internet.

Por último, mas não menos importante, a grande rede provocou uma verdadeira revolução nos hábitos, relações e costumes entre as pessoas, através da incorporação de ferramentas que, se antes não existiam, agora o mundo não consegue mais viver sem, como email, Msn, Orkut, Facebook, e Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário