sábado, 3 de abril de 2010

Tolerar, Intolerar e “Desintolerar”

Por: Rafael Augusto

“ Dessa vez vou lhe dar uma chance seu judeu” imagine que essa frase foi falada por Hitler na época do seu império Nazista. Ficaria curioso para todos uma citação dessa, ou não? Levando em conta suas virtudes e paradigmas o imperador Alemão deixaria tudo que pregou e se arriscaria agora em defender ou pelo menos tentar defender aqueles que foram seus principais alvos. A evidência ou a não novidade de que essa frase poderia ser falada pelo ditador se finca na ideologia de que a tolerância consiste em um gesto de englobar todos os seres humanos ao ciclo da vida, ou que seja com suas diferentes culturas, ou que seja com suas diferentes etnias.

Judeus Perseguidos e presos nos campos de concentração

Voltando ao ponto da realidade histórica, sabemos que Hitler matou milhares de judeus entre outros, alegando que eram impuros. A sua virtude de intolerância que era intolerável pelo resto do mundo, tinha como base criar uma sociedade pura, que não tivesse “pecados”. “ Atiras a primeira pedra quem não tiver pecados”, é nessa frase dita por Jesus Cristo que podemos assegurar que todos os homens são iguais, até nos pecados , mesmo que alguns possuam poucos ou muitos.


Ditador Hiltler, sanguinário

Portanto, temos que assimilar de maneira célere as diferenças, claro que compreendendo todas as mudanças e aceitando-as. Nas épocas passadas onde muitos afirmam que começou a surgir o processo de intolerância, nunca foi intempestivo para que as pessoas e grupos daquela época analisassem essas virtudes. A prova disso é que tinham os que defendiam os rejeitados.


Violência nas periferias

No entanto, apesar de várias reciclagens a respeito das mudanças e psicologia dos que rejeitam, o mundo ainda se encontra naufragado no hábito da intolerância. Precisamos nos comporta como seres que aceitem os outros com suas diferenças, pois temos que começar a “desintolerar” nossos pensamentos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário