quinta-feira, 22 de abril de 2010

A história de um herói brasileiro




Na quarta-feira, 21 de abril, comemorou-se o Dia de Tiradentes, mas poucos de nós sabemos quem foi esse o homem Joaquim José da Silva Xavier, chamado de "tiradentes" devido à sua profissão de dentista, apelido um pouco depreciativo.


Nascido no ano de 1746, em uma fazenda em Pombal, Minas Gerais, Tiradentes exerceu algumas outras funções além de dentista. Foi também tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político, mas não foi devido a essas atividades que o herói brasileiro foi titulado com o nome que conhecemos.

Tiradentes foi um revolucionário que lutou pela independência do Brasil num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. Altos impostos eram cobrados pela metrópole, por o Brasil não possuir uma constituição.

Quando Tiradentes entrou em contato com as idéias iluministas, entusiasmou-se na conspiração que resulto na Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira, uma tentativa de revolta de natureza separatista abortada pela Coroa portuguesa em 1789, na então capitania de Minas Gerais. O levante, entre outros motivos, era contra a execução da derrama, uma dívida em atraso, e o domínio português. A Inconfidência tinha o objetivo de transformar o Brasil em uma republica independente de Portugal.

Tiradentes foi tido como o responsável pelo movimento da Inconfidência, tendo sido o único a ser condenado com pena de morte entre os conspiradores. Todos os inconfidentes foram presos, esperando três anos para a finalização do processo, outros foram condenados ao degredo. Joaquim José foi morto e teve um fim que cruel,contrariando as ordenações do Reino.

Em 21 de abril de 1792 Tiradentes foi enforcado e esquartejado, tendo parte do seu corpo expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa ainda foi queimada e seus bens confiscados. Após esse episodio deprimente na historia de independência do Brasil, Tiradentes tornou-se uma personalidade histórica.


.