segunda-feira, 19 de abril de 2010

Amplitude modulada - uma aula de Comunicação com Joel Silva


Ana Paula, do curso de Publicidade do Ceut, participa do Painel da Cidade com Joel Silva

Por Harlen Ronald
Na tentativa de mostrar aos seus alunos a importância e o espaço das rádios AM no mercado publicitário, o professor Eugênio Rego levou alguns de seus alunos do curso de Publicidade e Propaganda para uma visita à Rádio AM Pioneira de Teresina. Durante toda a manhã do sábado, 18, os estudantes conheceram a estrutura e o modo de atuação da rádio e ainda participaram do programa “Painel da Cidade”, apresentado pelo jornalista Joel Silva.

Os estudantes foram recebidos pela produtora e apresentadora Rosangela Veras, que mostrou toda a estrutura do local. A rádio possui um vasto acervo de discos de vinil e cd’s muito raros, que apesar de não poder sair da discoteca, são disponibilizados em outros formatos para o público. A jornalista comenta que, por causa do alto custo, o acervo ainda não foi digitalizado.


A Rádio Pioneira faz parte da Rede Católica de Rádio (RCR), tem 47 anos de atuação junto ás comunidades piauienses e pode-se dizer que sua marca registrada é a interação com o público, que participa ativamente da programação, oferecendo sugestões de pautas e discutindo a situação política, econômica e social da cidade e do Estado.

Apesar de muitas pessoas acharem que rádios AM não se preocupam em atender às exigências do público jovem, a Rádio Pioneira contraria a opinião geral e busca interagir com essa faixa etária por meio da internet, utilizando Orkut, Messenger, Twitter, blog e outras ferramentas.
Outra opinião que a rádio contraria é a de que as empresas de grande porte não disponibilizam seus anúncios em rádios AM.


De acordo com Robert Barroso, coordenador do setor comercial da Rádio Pioneira, empresas como Vivo, Tim, Caixa Econômica Federal e Nestlé utilizam constantemente a rádio para anunciar. Ele afirma também que, pelo fato de ter boa aceitação fora do Piauí, a Pioneira possui mais anunciantes externos.

Com a proposta de ser uma rádio ligada à religião católica, a Pioneira deixa de colocar em discussão certos temas que possam se contrapor a determinados princípios. Ainda assim, estabelece uma relação até mesmo afetiva com seus espectadores e apresenta debates em que os ouvintes participam democraticamente.

A repercussão que os temas abordados apresentam e a proximidade com o público chegam a fazer com que pessoas de outros estados e até mesmo de outros países liguem para participar dos programas. Personalidades do meio político e autoridades também participam, respondendo questões e críticas dos ouvintes da rádio.


UM PAINEL DO PAINEL

O programa “Painel da Cidade”, apresentado por Joel Silva, é um dos que mais demonstra ter o perfil adotado pela rádio Pioneira. O locutor fala de tudo o que está acontecendo no estúdio, fazendo com que o ouvinte imagine o que está se passando.


É um programa puramente jornalístico em que Joel lê as notícias dos jornais impressos e portais online de Teresina e debate sobre os mais variados temas propostos pelos pelos próprios

O apresentador comenta que, antes dos anos 80, o papel das rádios AM era apresentar apenas programas musicais, porem, com a redemocratização, essas rádios passaram a atuar de forma jornalística e a prestar serviços de utilidade pública para as comunidades.


“Ouvir a história das pessoas e conhecê-las é umas das coisas mais agradáveis que a rádio AM nos proporciona”, afirma Joel Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário