terça-feira, 13 de abril de 2010

Pensar e agir...antes que seja tarde demais!


Por: Veridiana Carvalho

Seria uma resposta da natureza ou a má ocupação de terra pelos próprios homens? Os dois! Não tenho dúvida que as chuvas e deslizamentos que vem atingindo o estado do Rio de Janeiro são conseqüência das próprias atitudes dos homens, que não respeitam as condições da natureza e se apropriam de lugares indevidos, sem contar que não nos preocupamos mais com as queimadas, poluição e outros fatores que contribuíram para tamanha tragédia.

Não só o país, mas o mundo se solidarizou com as mortes de mais de 225 pessoas, centenas de desaparecidos e milhares de desabrigados, situação desesperadora, que só possui um lado positivo, a reflexão, a conscientização que os homens estão tendo do poder que a natureza tem, que não somos os donos do mundo, que estamos aqui de passagem, que a nossa vida é emprestada, temos que respeitar e acreditar que existe uma força maior, uma força suprema que não podemos bater de frente, por ser superior.

O desespero das famílias que perderam tudo, absolutamente tudo, é comovente é um “tapa” em nosso egoísmo em nossa pequenez, uma preocupação besta com a roupa que vai usar com o luxo que vai mostrar para os outros, esquecendo do mais importante, o valor da vida, valor que sem dúvida os moradores do Rio de Janeiro estão dando.




Não poderia deixar de falar da bravura dos profissionais do corpo de bombeiro, que estão trabalhando de forma continua na procura pelos soterrados, arriscando a própria vida em busca de sobrevivente. Alguns podem alegar que eles não estão fazendo nada mais que a obrigação, mas quantos de nós temos nossas obrigações e não a executamos da melhor forma que poderíamos fazer?!

Assistindo uma reportagem do Fantástico, não tive como não me emocionar, o momento que os bombeiros conseguiram salvar um senhor, preso embaixo da terra, fiquei imaginando o que se passava na cabeça daquele homem, o desespero em imaginar como poderia sair daquele lugar, com certeza ele será grato pelo resto de sua vida aqueles corajosos homens.

É tempo de pensar e agir, a natureza está mostrando que ela não esta satisfeita com nossas atitudes, se ocorreu essa tragédia, a culpa é de todos nós, não podemos continuar agindo dessa forma ou infelizmente situações piores virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário