segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O câncer de Lula "é uma graça"?




Por Marcos Oliveira

Na manhã de sábado 29 de outubro milhões de pessoas foram surpreendidas com o plantão da TV Globo - claro, para aqueles que não estavam na internet naquela hora. A apresentadora Rosana Jatobá noticia que o ex-presidente Lula estaria internado em São Paulo com um tumor na laringe, cuja gravidade era até então desconhecida.

Para quem foi logo depois para internet pôde saber mais detalhes sobre o caso. Muitos se depararam com chacotas do tipo que diziam que o ex-presidente deveria fazer tratamento pelo SUS. Para muitos, uma graça; para outros ficou a indignação com tamanha falta de idéias e do que comentar a respeito de um problema tão sério.
Comentários maldosos e, sem titubear, desrespeitosos.

De fato, durante seu governo, Lula esteve no centro das atenções em todo o mundo. Diante de tantos comentários maldosos sobre sua doença, agora revelada grave mas passiva de cura, fica o questionamento: por que tanta maldade a um homem que, quer queria quer não, modificou o Brasil socialmente, culturalmente e economicamente?

As ferramentas sociais estão ai para dar poder a qualquer pessoa expressar-se e opinar sobre o que acontece. Pode-se até dizer que o que se publica pela grande mídia não passa mais por despercebido, pois terá sempre alguém com uma opinião sobre o fato. É uma verdade. Mas dizer o que se pensa sem analisar as conseqüências ou tentar fazer piada de assuntos sérios e graves não é um papel democrático do viver em sociedade.

A cada dia deve-se ter mais e mais responsabilidade sobre o que se diz, e pensar muito antes de publicar na internet uma besteira tamanha, tal como a feita com o ex-presidente Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário