terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ceut discute a comunicação digital na Semana de Comunicação


A jornalista Lígia Girão: o internauta não é mais um receptor passivo de informações


Com o tema “Manifestação e Expressão em Tempo Digital”, a Faculdade Ceut, através da coordenação dos cursos de jornalismo e publicidade, realizou na noite da segunda 3 a abertura da quarta edição da sua Semana de Comunicação. Até o dia 7 de outubro, a faculdade disponibiliza espaços de aprendizado e de informação para os estudantes de comunicação social da capital e do interior.

Nesta edição, a Semana de Comunicação irá abordar o uso da tecnologia para manifestações, expressões e consumo de conteúdo. Segundo a coordenadora do curso de jornalismo, Maria Helena, o evento não é voltado somente para os cursos de comunicação social, mas também para todos os outros cursos. “É um tema que abrange várias turmas tanto de direito como de fisioterapia e outros”.

A jornalista e bailarina, Débora Radassi, apresentou uma performance de dança contemporânea na abertura.Utilizando o vídeo como suporte, a coreografia utiliza uma tecnologias de informação para expressar o trabalho da artista. De acordo com a intéprete e criadora da obra o corpo pode se expressar em qualquer momento, principalmente durante a Semana de Comunicação. “Não é comum você sair de casa e ver uma dança neste contexto. O corpo não seria somente uma ferramenta das novas tecnologias e sim da expressão da comunicação”, declarou a bailarina e jornalista.

O evento também contou com a participação da jornalista e assessora de imprensa do Senado, Lígia Girão, que afirmou que o papel do jornalismo está mudando. “A presença dos internautas como críticos da informação está cada vez mais forte. Nenhum meio de comunicação divulga o que quer sem a participação do internauta”, disse Lígia.



Já para o publicitário Eden Wiedemann, a mídia social é uma ferramenta antiga para a publicidade. O publicitário vai além, afirma ser um cínico, nerd e ácido, por ser altamente ligado à internet. “Ficar sem internet é o mesmo que ficar sem um braço”, exagerou Eden.

Entusiasmada, a estudante de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) Ruth Carioca, afirma que tem grandes expectativas em relação ao evento. “Estou aqui pela primeira vez e espero aprender e trocar experiências com outros profissionais”.

Junto com Ruth, muitos outros alunos da UFPI e UESPI compareceram ao evento. “Estamos esperando um evento bastante rico. Como sou caloura, vim para conhecer mais áreas do jornalismo e da comunicação”, comentou a estudante Indira Macêdo.

A expectativa é maior ainda entre os alunos do próprio Ceut, que assistiram e contribuíram para o crescimento do evento. Mayara Soares, aluna de publicidade, foi uma das que trabalhou na organização da Semana de Comunicação. “Esperamos que seja um evento que marque a vida acadêmica tanto dos participantes como da gente que organiza”, afirma.

Nesta terça (4), a partir das 9h, os estudantes terão a oportunidade de assistir aos minicursos Assessoria de Imprensa e Marketing Digital nas Redes Sociais. E a partir das 14h, os minicursos Corel Draw Básico, Introdução ao Áudio Visual e Captação e Edição de Imagens.

A programação conta ainda com as oficinas de criação publicitária, texto publicitário, direção de arte, trilhas sonoras, mídias digitais corporativas, marketing esportivo nas redes sociais, produção e reportagem de TV, expressões de dança contemporânea, aplicação da arte na publicidade e produção de fanzine.

A quarta edição da Semana de Comunicação também disponibiliza os seguintes grupos de discussão: cinema digital, compras Coletivas, fake fotográfico, política nas redes sociais, das redes às ruas, Data Folha, HQ - a vida em quadrinhos, mercado de trabalho em rádio, TV popular e Twisters.

Entre palestras, grupos de discussão e minicursos, a IV Semana de Comunicação do Ceut promete ser um “evento de peso”, de acordo com o professor Wellington Lage. “Os palestrantes são nomes que têm uma bagagem muito grande. É importante que os alunos aproveitem a oportunidade, façam muitas perguntas. Afinal, como se pode ter cursos de comunicação e não se comunicar?”, finalizou.

Com: Valdisa Torres, Andrê Nascimento, Marcos Oliveira, Leomara Nascimento, Inayara Soares e Raquel Macedo;

Nenhum comentário:

Postar um comentário