quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Os teresinenses finalmente aprenderam a receita da luta

Por Leomara Silva
6o período de Jornalismo

Primeira cidade organizada do Brasil, Teresina, capital do Piauí é a segunda cidade com melhor qualidade de vida do nordeste, apontam pesquisas. Com o aumento populacional a nossa tão pacata cidade vem apresentando significativas transformações e isso é perceptível não somente em mudanças estruturais, mas também de pessoas com idéias e ideais - quem diria que movimentos estudantis iriam tomar grandes proporções como aconteceu por aqui recentemente

Ônibus queimados, trânsito interditado nas principais vias, policiais nas ruas tentando organizar o movimento e estudantes lutando por melhores condições nos transportes públicos. Esse foi o saldo de toda a revolução que houve em Teresina, algo que até então víamos apenas nas grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. E para completar toda revolução que vem acontecendo, no feriado de 7 de setembro uma professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) tirou a roupa em pleno desfile cívico. O ato, disse ela à imprensa, seria um protesto contra a corrupção.

O que mais falta acontecer por aqui? Espera-se (em vão?) que depois da tempestade venha a bonança. Leis mais justas, estudantes nas suas devidas instituições, pois lá é o lugar em que deveriam estar e os órgãos públicos trabalhando de forma clara e objetiva. Esperamos que ambas as partes - governantes e governados, empresas e consumidores, justiça e cidadãos, etc - possam estar de acordo.

“Quem sabe talvez um dia” poderemos ver as coisas como devem ser, mas até lá fomentadores movimentos estão dispostos a lutar pelos seus objetivos e mostrar os embates nas grandes redes sociais. O Brasil e o mundo viram como nossa tão tranqüila cidade não é mais tão criança como pensavam... Podemos até definir - lá como um adolescente capital que agora é praça de luta pelas liberdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário