quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Blogs e livros se destacam no 2o. dia da IV Semana ComCeut

Por Taís Alencar


No segundo dia de programação a quarta edição da Semana de Comunicação do Ceut ofereceu minicursos, grupos de discussão e palestras para os participantes. O evento é uma realização do Centro de Ensino Unificado de Teresina, que este ano traz o tema "Manifestação e Expressão em Tempo Digital".

A partir das 9h os estudantes inscritos para participar da programação conferiram os minicursos "Assessoria de Imprensa: Crise de Imagem", com o jornalista Ubiracy Sabóia e "Marketing Digital nas Redes Sociais", com o publicitário Alexandre Mazzo. Na parte da tarde os minicursos seguiram com "Introdução ao Audiovisual", ministrado pelo pelo presidente da ABD - PI, Cleiton Marinho e "Captação e Edição de Imagens", com o cinegrafista Bernardo Silva.

Durante o workshop de fotografia, Matheus Emérito, explanou sobre a ascensão da fotografia por meio das mídias sociais. “O meio digital aprimora a atividade fotográfica, gerando uma grande movimentação virtual”, argumentou.

Para Bernardo Silva, os alunos presentes no minicurso mostraram interesse na arte da cinegrafia. Além disso, o ministrante permitiu que os alunos pudessem manusear câmeras e aprendessem técnicas como enquadramento de vídeo. As práticas foram realizadas dentro das dependências do Ceut.

Os participantes da IV Semana ComCeut também conferiram o lançamento do livro do publicitário Breno Brito e a palestra com o publicitário cearense Kenzo Kimura. Este é criador do blog Rafiado, que está no ar há três anos. O conteúdo do blog é voltado somente para o universo da publicidade.

Com relação ao trabalho com o blog, Kenzo comenta que “nada é fácil, porque o Rafiado é o único blog de propaganda do Ceará. Como não há grupo de criação nem sindicato, esse blog tem que fazer o papel de tudo isso”. Apesar das dificuldades, Kenzo tem alcançado bons resultados com o blog e que tem cerca de 10 mil acessos por mês.

Sobre a importância da web 2.0, o publicitário explica que a internet é o meio de comunicação mais eficiente. “É uma mídia barata, eficaz e abrangente. Nos dias de hoje, se trancar num mundinho só seu não condiz com a lógica do mercado de publicidade” pontua Kenzo.

Entre os grupos de discussão apresentados no segundo dia: Cinema Digital com Monteiro Jr; Compras Coletivas: O Segredo com Os Mosqueteiros; Fake Fotográfico com Matheus Emérit; Política nas Redes Sociais com Firmino Filho, Paula Danielle e Cláudio Barros; Das Redes às Ruas com ENECOS UFPI; DataFolha: Pesquisa de Opinião e Mercado com Alexandre Mazzo; HQ: A Vida em Quadrinhos com Clube de HQ de Teresina; Mercado de Trabalho em Rádio com Jessé Barbosa e TV Popular com Tony Black.

Nenhum comentário:

Postar um comentário