segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O jornalismo será feito por prossionais e leigos graças à internet






Por Taís Alencar, Raquel Macedo e Marcos Oliveira


Uma das personalidades da Comunicação brasileira que participaram da IV Semana de Comunicação do Ceut foi a jornalista e assessora parlamentar do Senado, Lígia Girão.
Ministrando a palestra da abertura do evento, a convidada trouxe aos presentes o artigo científico "O ataque dos pássaros", uma pesquisa sobre a revolta dos leitores da Folha de S. Paulo no Twitter contra matéria supostamente tendenciosa aos adversários de Dilmga Roussef na campanha eleitoral de 2010.
“O jornalismo está mudando tanto que seu conceito também está mudando”, alerta Lígia Girão sobre o impacto do microblog e das redes sociais sobre a produção de notícias em nas redações em todo o mundo.

Para Lígia, o jornalista deve ser cauteloso com a informação divulgada nas redes sociais. “Tem que ter muito cuidado com este tipo de informação. O jornalista tem que verificar a veracidade dos fatos (publicados nelas)”, afirma. A palestrante também enfatiza que o profissional da Comunicação tem que ter responsabilidade sobre a informação ou opinião que emite na internet.

Girão afirma que utiliza bastante o Twitter para interagir e trocar experiências com outras pessoas, mas principalmente para obter informações. Ela acrescenta que o jornalismo tem mudado, graças à ascensão das redes sociais e lembra que atualmente a sociedade tem contribuído na produção de matérias sugerindo pautas, fazendo críticas e denúncias em redes como o Twitter ou Facebook.

Sobre esta contribuição, Lígia defende: “Os jornais têm que abrir espaço para a população. Daqui alguns anos, o jornalismo será praticado tanto pelo profissiona como pelas pessoas que não possuem formação superior em jornalismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário