sábado, 23 de outubro de 2010

De arma à poderosa ferramenta da Comunicação

Por Mara Vanessa
6ºperíodo / Jornalismo

Durante o processo de evolução humana, várias formas de comunicar e interagir foram elaboradas, adaptadas e readaptadas para melhor satisfazer a complexa teia das relações sociais. A internet, a mais recente criação dentro desse processo, é uma das importantes ferramentas deste esquema.

Esboçada na metade do século XX, a comunicação através da Rede foi instituída com fins militares, em que mensagens de caráter instantâneo e condicional eram importantes meio de estratégia e poder. O maquinário que compunha esse sistema ocupava grande espaço – referenciado pelo aspecto colossal – e seu manuseio exigia uma série de conhecimentos específicos. Com o passar do tempo, o uso e o modo de captação de informações pela Rede foram conquistando amplitude, adquirindo novas funcionalidades e fins. Mais: alcançou o grande público.

Foto: Google


Neste ínterim, a sociedade civil começou a empregar a internet para as mais diferentes atividades, o que provocou rapidíssima expansão da cadeia virtual ou network. Hoje, anos após o surgimento da “rede interna”, a sociedade se vê às voltas com a dependência desse fenômeno. Fenômeno este que abrange todos os setores, das mais diferentes maneiras, pois a convergência das mídias encontrou no cyberespaço um forte aliado.

Informação, entretenimento, educação, interação, relação... Há lugar para infinitas possibilidades no fabuloso mundo da internet. Antes considerados “oráculos” no processo informativo, meios de comunicação como o jornal impresso, rádio e televisão estão cada vez mais obsoletos e subjugados pela internet.
Características como rapidez, agilidade, quebra de hierarquia (emissor-receptor), interação, participação ativa no processo comunicacional, espaço e economia de tempo são fatores decisivos para justificar o fascínio que a internet exerce sobre a sociedade atual.

A idéia da aldeia global, defendida pelo teórico e pesquisador Marshall McLuhan, encontra ecoa sonoramente na internet. Por outro lado, vale salientar que este ainda é um meio caro, que não inclui todas as camadas da população. Países como o Brasil, por exemplo, ainda vivenciam a fase da inclusão e exclusão digital, que abarca a capacitação, difusão e crescimento no uso da internet. Além disso, ainda faltam leis que punam crimes virtuais e que contenham a falta de controle do meio. A efemeridade e superficialidade também integram o rol de obstáculos que precisam ser enfrentados.

Diante do exposto, podemos dizer que a internet estabeleceu seu lugar junto à sociedade massificada, embora ainda precise ser ampliada. Frear a atuação – invasão – descontrolada da rede virtual, bem como otimizar seu uso, é um dos grandes desafios do século XXI.