terça-feira, 1 de junho de 2010

Personalidades e grande público no 8o. Salipi



Por Cibelly Moreira e Veridiana Carvalho

O maior evento literário do Piauí foi aberto na manhã da segunda-feira, 31, e vai até o próximo domingo. Em sua oitava edição. o Salipi acontece no complexo cultural da praça Pedro II, que abrigará a grande feira que promete atrair milhares de pessoas.

Em 2010, o evento homenageia o escritor piauiense Fontes de Ibiapina, além de lembrar o centenário de nascimento da romancista cearense Rachel de Queiros e o centenário de morte de Joaquim Nabuco, intelectual pernambucano


Na solenidade de abertura vários representantes do Estado se fizeram presentes prestigiando o evento: o governador Wilson Martins, prefeito Elmano Ferrer, a deputada Lilian Martins (PSB), o ex-governador Wellington Dias, a vereadora Rosário Bezerra (PT), o vereador Décio Solano entre outros.


O governador Wilson Martins declarou que o Salão do Livro do Piauí é fundamental, pois envolve a juventude e os adolescentes “plantando uma semente importante para transformação que precisa ser feita na educação e na cultura."


E, se depender do estudante Antoni Lustosa, um dos visitantes do Salão logo na manhã de abertura, a transformação preconizada pelo atual governador do Piauí está garantida. Antoni garante que adora ler e que o Salipi é uma grande oportunidade para conhecer os diversos livros que existem.

No palco do Salão do Livro do Piauí, na manhã da abertura, havia vários outros estudantes e amantes da literatura. Crianças com sorrisos radiantes e ansiosas para conferir os livros que compraram.

Ainda na manhã do primeiro dia do grande evento literário teve início o tradicional Bate-papo Literário, que contou com lançamento e discussões. A programação foi encerrada à noite com o show da cantora piauiense Patrícia Mellodi no Theatro 4 de Setembro. Muito prestigiado, a apresentação da cantora foi um presente à imprensa do Piauí, homenageada pela cobertura que vem dando ao Salipi nestes oito anos.