domingo, 30 de maio de 2010

Por que os homens amam as mulheres poderosas?



Por Andréia Rocha

Esse é o titulo do livro de Sherry Argov que está chamando a atenção de várias mulheres nas livrarias. E homens também. Ao dar de cara com esse titulo pensei: “um livro de leitura fácil, rápida, que pra mim é melhor ser chamado de ‘produto’ do que de 'livro'."

Pois bem, na realidade o livro não fugiu da minha idéia inicial, mas mesmo assim, li. Sabe como é... Estava na minha casa, precisava correr pra ler um livro, já que não tinha lido nada no mês. Deixando de lado essa parte, vou falar um pouco do livro em si. Sim, ele tem lá suas qualidades.

O livro é um produto, tudo bem. O titulo é “Me compre, eu estou chamando atenção, já estou gritando: Você precisa saber, vou mudar sua vida” logo no titulo. "Eu sou um 'guia', você vai ser outra pessoa agora".

O conteúdo do livro é mesmo bem o tipo dos outros, de nomes parecidos, apelativos. Mas como pra mim tudo tem seu lado bom, lá vai ele: O livro serve para as mulheres desesperadas abrirem o olho, se valorizarem. Serve para indicar que tipo de comportamento você está tendo ou sempre teve. É sempre válido esse alerta porque, afinal, a maioria das mulheres estão desesperadas mesmo, ou então como diz no livro, estão “boazinhas demais”.

O livro serve de alerta para aquelas que dão valor a qualquer ossinho do dono que vêem na rua e, caridosamente, lhe amparam. Aqueles homens sem qualidade nenhuma que fazem o que querem com aquelas mulheres que permitem isso. Não adianta culpar o cara...Tudo bem. Tem uns que enganam super bem. Tem aqueles em que já está estampado na cara: "Você só serve para eu ter o controle da situação; você me serve para aceitar minhas desculpas esfarrapadas; você sempre vai perdoar as minhas canalhices".

Bom, é isso aí, o livro serve sim para quem precisa de um toque sobre o mau comportamento que andaram tendo com seus parceiros, sobre o desespero em acertar dessa vez. O livro também serve para você dar umas risadas, tem uns comentários cômicos. E tem também a opinião dos homens.

“Por que os homens amam mulheres poderosas?” fala dessas mudanças todas e tal, para você ser “difícil” no começo, de dizer uns "nãos” quando não vale à pena dizer “sim” por desespero e falta de valorização própria, tem aquelas frases feitas também , e diagnósticos. E fala também em dignidade. É, nessa parte eu concordo: “melhor só do que mal acompanhada”. Fala daquela dignidade que adormeceu por cansaço, mas que tem que voltar, não porque você “precisa ser difícil”, mas porque é preciso fazer isso por si mesmo. A pessoa que mais se conhece e a que mais sofre pelos tapas na cara da vida, e de si mesma.

Porque os homens amam as mulheres poderosas? Porque elas se amam também.