sexta-feira, 28 de maio de 2010

15 minutos de fama


Por Renan Soares

No mundo online que vivemos quase todos os dias surgem na internet vídeos amadores de aspirantes a cantor (a). Muitos procuram os tão sonhados 15 minutos de fama, outros tem a intenção de se estabelecer no mercado da música.

Com a internet cada vez mais ao alcance de todos, é assustador a quantidade de “celebridades” que o famoso site Youtube.com produz. Eu mesmo não me espantaria se acessasse a rede e encontrasse um vídeo do meu vizinho na net. Não quero dizer que a internet só produz porcaria, existem exceções, e que bom seria que essas exceções servissem de exemplo para os demais.

Acredito que é certo cada um buscar vencer na vida mas, certamente, existem várias outras formas de se conseguir isso. É preciso avaliar o preço de se tornar celebridade; às vezes não é o mar de rosas que muitos pensam. Também é preciso saber qual a forma que sua imagem será atribuída, pois o público e os mass media não perdoam. Vacilou caiu na rede.

Sou apaixonado por música e não fico feliz quando vejo alguém destruir uma bela canção com uma interpretação fraca ou com composições malucas, sem o menor senso do ridículo. Fico me perguntando como os verdadeiros astros e estrelas da música se sentem quando tem sua música ofuscada por uma música com o conteúdo bastante duvidoso. Sem querer desmerecer ninguém, não consigo deixar de ouvir Mariah Carey pra ouvir Stefhany e seu Cross Fox, da mesma forma que não troco Seu Jorge pelo Maike Mosqueiro (Cha naná cha naná...).

Concordo plenamente que questão de gosto não se discute, mas deveria se discutir, talvez assim a música brasileira fosse levada mais a sério. Seria ótima que a estes “fenômenos” fosse dada apenas a atenção que merecem, ou seja, nenhuma. Mas fico aqui ouvindo o que gosto e com esperança que essa situação um dia se inverta, dando destaque e reconhecimento a quem realmente merece.