segunda-feira, 14 de junho de 2010

Em protesto, piauiense não torce pela Seleção


Santista critica a não convocação de Neymar e Ganso por Dunga

Por Veridiana Carvalho e Cybelle Moreira

Santista desde criança, Rodrigo Rocha, 23 anos, é apaixonado por futebol e não costuma perder nenhum dos jogos de campeonatos nacionais e internacionais, ainda mais se tratando do Santos, time paulista a qual torce e ama.Rodrigo não quis ser fotografado pela reportagem.

E esse amor foi quem fez Rodrigo tomar uma atitude considerada no mínimo estranha pela maioria dos brasileiros, é que nesta copa ele irá torcer contra a seleção brasileira. O motivo? A não convocação de Ganso e Neymar, craques do Santos, para a copa do mundo.

Revoltado com a escalação de Dunga, técnico da seleção brasileira, Rodrigo admite que sempre torceu pelo Brasil, mas este ano não tem motivos para tanta empolgação. “Este não é o time do povo é o time do Dunga, ele quis ser diferente e provocou insatisfação na maioria dos brasileiros” ressalta.

Rodrigo afirma ainda que a maioria da população irá torcer pelo Brasil pelo patriotismo, mas poucos acreditam na conquista ao hexa.”Ele levou quem ele quis, a seleção só tem volantes “brucutus” que não acertam passos de um metro, é muito mais difícil vencer sem os craques” explica.
“Julio Batista, Felipe Melo, Josué e Gilberto Silva, são nomes de jogadores convocados por Dunga e que considero limitados só sabem defender, e se o Brasil pegar uma seleção retrancada, quem vai resolver?” indaga. Um dos melhores jogadores escalados foi o Kaká, que não está preparado, devido a uma contusão, o que só dificulta ainda mais a situação do Brasil.

Quando questionado sobre seu patriotismo, Rodrigo foi claro “Sou patriota, mas a prepotência e a birra do Dunga me revoltarão, acredito que o nosso técnico é que não é patriota” explicou. O Santista ainda arriscou a colocação do Brasil nesta copa “Ele sai nas 8ª de final, irá perder para a Espanha” finaliza.

Assim como Rodrigo muitos brasileiros não torcerão pala seleção brasileira e acreditam na volta dos jogadores muito antes do final do campeonato. Porém ainda é maioria o numero de brasileiros que vibram junto com a seleção e torcem pelo hexa. Respeitando cada um dos lados, desejo boa sorte ao Brasil e que eles voltem com a taça.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O machismo na literatura piauiense



Uma das palestras do 8o. Salipi discutiu um tema que suscita debates: o gênero na literatura. O historiador Pedro Vilarinho abordou o tema “História, Literatura e Identidade de gênero em Teresina no inicio do século XX.” Vilarinho faz um apanhado dos seus trabalhos realizados com pesquisa no âmbito da literatura, para identificar a inserção da mulher ao longo dos séculos, especialmente no inicio do século XX, com suas conquistas na política, na educação, em casa enfim, na sociedade.

O historiador afirma que é preciso construir a historia tentando entender os dois gêneros e construir a identidade entre masculino e feminino. A definição entre ambos se tornou uma discussão cultural, ao invés de biológica e natural, afirma. Educação e trabalho para a mulher são temas recorrentes nesses debates. O processo de educação foi emancipado, abriu o caminho onde se começava a evolução feminina, e esse processo está disputando de forma igualitária com o homem.

Para embasar suas afirmações, Pedro Vilarinho usa trabalhos de alguns literatos para poder entender o início desse processo de evolução feminina e a visão de homens no final do século XIX sobre essa nova realidade que se firmava na sociedade. Nesse processo, o historiador identificou que os homens tiveram um mal estar e ficaram angustiados com essa evolução, na medida que a mulher buscou suas identidades. As crônicas e a literatura do final do século XIX como um todo apontado esse fato, mas com tom irônico.

Um exemplo é que quando havia eleições, as mulheres preparam o almoço para seus maridos. Quando conseguirarm o direito de votar, os mesmos maridos queriam escolher os candidatos por suas esposas. Essa realidade mudou: a mulher do século XX rebatia, não precisava mais sempre servir o homem.

Um dos poetas que influenciou seus trabalhos foi Clodoaldo Freitas que descrevia em seus romances que preferia as mulheres ignorantes, do que as que disputavam com eles cargos políticos. Descrevia que preferia as mulheres frágeis, que passavam as tardes ouvindo ou lendo romances e que se casavam aos 14 anos.

Moura Rego, apresentava em sua literatura questões sobre a infância livre no mundo rural. Falava nas práticas em que os meninos construíam sua sexualidade de forma livre com os animais. Na transição para a vida urbana, os meninos passaram a disciplinar sua sexualidade, escolarizando-a..

O historiador conclui sua fala usando como exemplo o poeta Abdias Neves, também ele um machista. O historiador foi perguntado por um participante da palestra sobre se Abdias Neves teria de fato influenciando a evolução da mulher, piauiense já que em sua literatura a personagem “Julia” demonstra um sobressalto e independência em relação a seu marido, abandonado por ela no final da trama.

A discussão entre o homem e a mulher, o processo de conquistas que o sexo feminino se incluiu ao longo da historia, é encarado de maneira positiva, apesar de ainda haver recusa por parte dos homens . Pena que esse processo tenha se formado, o lugar da mulher desde o inicio deveria ser criado e formado assim como do homem, a evolução é vista como uma grande conquista, mas na sociedade o certo é que esse preconceito nunca deveria ter existido.


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Festival de Inverno de Pedro II - música e cultura na Suíça Brasileira


Por Veridiana Carvalho


Entre os dias 03 e 06 de junho acontece a 7ª edição do Festival de Inverno de Pedro II, município localizado a 220 km de Teresina. Este ano o Festival, que já se tornou uma referência no segmento cultural, terá grandes nomes da música brasileira, entre eles Fernanda Takai, Maria Rita, Zeca Baleiro, o americano Stanley Jordan entre outras. Além dessas atrações, o FIPII conta ainda com feiras de artesanato, gastronomia e passeios turísticos.

Pedro II é considerado a “Suíça Brasileira” pelo clima agradável, bem mais ameno do que no resto do Piauí. A cidade possui belos cartões postais, que atraem milhares de turistas a fim de conhecer lugares como a Cachoeira do Salto Liso, o Morro do Gritador e as belas opalas que fascinam os olhos de seus admiradores.

Todos os anos o Festival reúne pessoas de todo o país e do mundo. Suas belezas naturais, a receptividade e o clima despertam nos visitantes o desejo de voltar a cada edição.
Este será o primeiro ano em que o estudante de jornalismo e Wellington Lopes marca presença no festival e está bastante empolgado com as atrações. “Esta será a melhor de todas as edições. Considero a Fernanda Takai o maior nome da MPB atual. Ela é o motivo da minha empolgação” completa.



Confira programação do festival:



Programação Nacional
Local: Praça Manoel Nogueira Lima - (Praça da Bonelle)
DIA 3 de Junho (Quinta)
21h – Solenidade de Abertura
21h30 – Ensaio Vocal canta “CHICO BUARQUE”.
23h – Fernanda Takai e Banda

DIA 4 de Junho (Sexta)
21h30 – Brazilian Blues Band
23h – Zeca Baleiro e Banda
0h45 – Therêgroove

DIA 5 de Junho (Sábado)
21h - Jam Session com Sérgio Donato e Sérgio Matos
22h – Stanley Jordan Trio com Armandinho Macêdo
23h40 – Maria Rita e Banda

DIA 6 de Junho (Domingo)
20h – Roraima Power Sample Trio
21h40 – Show MUITO TUDO com Carol Costa, Anderson Nóbrega e Banda
Praça Domingos Mourão
Feira de Artesanato
Horário de Funcionamento: 09h às 22h, durante todo o Festival

Palco Opala
Neste palco, durante os 04 dias do Festival, você tem a oportunidade de assistir a espetáculos das melhores companhias de Dança do Estado, além de excelentes shows com Grupos Locais e Regionais do Piauí.
Horário das Apresentações: 18h às 21h

terça-feira, 1 de junho de 2010

Personalidades e grande público no 8o. Salipi



Por Cibelly Moreira e Veridiana Carvalho

O maior evento literário do Piauí foi aberto na manhã da segunda-feira, 31, e vai até o próximo domingo. Em sua oitava edição. o Salipi acontece no complexo cultural da praça Pedro II, que abrigará a grande feira que promete atrair milhares de pessoas.

Em 2010, o evento homenageia o escritor piauiense Fontes de Ibiapina, além de lembrar o centenário de nascimento da romancista cearense Rachel de Queiros e o centenário de morte de Joaquim Nabuco, intelectual pernambucano


Na solenidade de abertura vários representantes do Estado se fizeram presentes prestigiando o evento: o governador Wilson Martins, prefeito Elmano Ferrer, a deputada Lilian Martins (PSB), o ex-governador Wellington Dias, a vereadora Rosário Bezerra (PT), o vereador Décio Solano entre outros.


O governador Wilson Martins declarou que o Salão do Livro do Piauí é fundamental, pois envolve a juventude e os adolescentes “plantando uma semente importante para transformação que precisa ser feita na educação e na cultura."


E, se depender do estudante Antoni Lustosa, um dos visitantes do Salão logo na manhã de abertura, a transformação preconizada pelo atual governador do Piauí está garantida. Antoni garante que adora ler e que o Salipi é uma grande oportunidade para conhecer os diversos livros que existem.

No palco do Salão do Livro do Piauí, na manhã da abertura, havia vários outros estudantes e amantes da literatura. Crianças com sorrisos radiantes e ansiosas para conferir os livros que compraram.

Ainda na manhã do primeiro dia do grande evento literário teve início o tradicional Bate-papo Literário, que contou com lançamento e discussões. A programação foi encerrada à noite com o show da cantora piauiense Patrícia Mellodi no Theatro 4 de Setembro. Muito prestigiado, a apresentação da cantora foi um presente à imprensa do Piauí, homenageada pela cobertura que vem dando ao Salipi nestes oito anos.