terça-feira, 1 de outubro de 2013

Biblioteca com tecnologia avançada é desconhecida do grande público no Piauí

Por Pedro Nascimento 
5º períoido - Jornalismo/UESPI 

Na Assembléia Legislativa do Piauí, em Teresina, funciona a biblioteca Costa Andrade que já existe 23 anos e provavelmente é o acervo literário mais equipado em todo o Estado. Depois da reforma em 2010, o espaço recebeu tecnologias de ponta mas, por desconhecimento do grande público, recebe apenas servidores e poucos visitantes externo. Segundo  a bibliotecária Franceli Mariana, a organização dos livros e o empréstimo de livros agora é completamente informatizado, o que melhorou o atendimento a quem procura a biblioteca. O espaço funciona de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 17h. 

A grande novidade da Biblioteca Deputado Costa Andrade foi à instalação de 16 novas estantes computadorizadas que oferecem mais espaço físico, segurança e conservação dos livros. São estantes usadas nas mais modernas bibliotecas do estado de São Paulo, segundo informações da Alepi. “As estantes digitais economizam espaço para os livros e oferece comodidade e segurança ao público”, ressalta a bibliotecária Franceli.

Atualmente, a biblioteca conta com 12 novos computadores modernos que permitem acesso livre dos usuários na realização de pesquisas, também possui um acervo de literatura, história politica e do Direito do Piauí e biografias de ex-governadores como Petrônio Portela e Alberto Silva.

 A biblioteca inova no quesito acessibilidade sendo a única do estado do Piauí a possuir um acervo de livros escritos em braille, possibilitando a leitura aos deficientes visuais. “Essas obras em Braille vem direto do senado a exemplo da Constituição do Piauí, a lei Orgânica de Teresina, entre outras. São obras que acredito que só existem nessa biblioteca”, diz a funcionária. A biblioteca Deputado Costa Andrade possui também um arquivo com documentos, projetos e leis da Assembléia Legislativa Estadual  tem o acesso a esses documentos estaduais. Tecnologia, conservação e estrutura estão a disposição do público piauiense - o que falta é que ela torne-se mais conhecida o grande público. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário